- - Lógico-matemática: é a habilidade de ordenar fatos, relacionar causa/efeito, distinguir quantidades. É a capacidade de manter o pensamento "nos Trilhos", típica dos filósofos, matemáticos, programadores.
- - Espacial: capacidade de girar mentalmente os objetos no espaço, adivinhando formas ocultas. Dá a visão de perspectiva aos arquitetos e desenhistas.
- - Comunicativo-linguística: habilidade de manter uma comunicação ativa, independentemente de falar a mesma língua. Também é a habilidade de escrever, ouvir e falar explorando as diversas maneiras pelas quais a linguagem pode ser utilizada. É típica dos oradores, escritores, poliglotas e advogados.
- - Musical: facilidade para distinguir tons, melodias, sequências, como fazem os compositores, regentes e cantores.
- - Experimental: capacidade de resolver problemas novos em situação experimental, como inventores, técnicos e cientistas a exibem.
- - Contextual: habilidade de selecionar condutas que atendam às necessidades do meio ambiente, contribuindo para seu equilíbrio ou mantendo-o. Representa facilidade de mudar estratégias, como fazem os pilotos de corrida, jogadores de xadrez e estrategistas.
- - Corporal ou Cinestésica: típica dos que possuem um controle harmonioso de seus movimentos, notadamente os de precisão. É a dos atletas, bailarinos, arqueiros, relojoeiros e lapidadores.
- - Pessoal ou Emocional: capacidade de examinar e entender sentimentos próprios (intrapessoal) ou das demais pessoas (interpessoal). Líderes, chefes, diplomatas necessitam ter um bom desempenho interpessoal. A capacidade de estabelecer uma conversa consigo mesmo (diálogo interno), positiva, nutritiva e eficaz, é característica de todas as pessoas bem-sucedidas em qualquer setor.
terça-feira, 27 de dezembro de 2016
Tipos de Inteligência
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário